15 de abr. de 2013

Questões sobre o Gênero Cartas



Texto I

Exmo. Senhor
Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo


Senhor Secretário,

José Silva, brasileiro, casado, engenheiro, portador da Cédula de Identidade R.G. nº 9999999, residente na Rua Dos papagaios, nº 100, Méier, Cidade do Rio de Janeiro, vem à presença de V. Exa. para expor e requerer o que segue:

Na localidade em que o requerente reside tem aumentado muito o número de assaltos, agressões e até mortes, dada a insegurança que passou a existir no local nos últimos tempos. Já não é possível transitar com o mínimo de tranquilidade nem mesmo durante o dia.
Diante do exposto, a fim de garantir a segurança dos moradores e facilitar o acesso à Polícia, requer a V.Exa. sejam adotadas as providências necessárias para a instalação de um Distrito Policial no bairro, bem como a presença ostensiva de policiamento.

Pede Deferimento

__________________________
Local/data

_______________________
Nome/assinatura



1. Como podemos observar existem vários tipos de cartas que são classificadas de acordo com o seu tipo de destinatário.  De acordo com a carta do texto I em qual classificação ela se encontra?

a)      Carta pessoal.
b)      Carta formal.
c)      Carta dos leitores.
d)      Requerimento.

2. Assinale a alternativa que apresenta uma despedida inadequada a uma carta formal:

a) Abraços,
b) Cordialmente,
c) Grato,
d) Desde já, obrigada (o).
      
3. Nas opções a seguir, apresentamos alguns destinatários possíveis para o envio de uma carta formal. Marque a alternativa que apresenta um vocativo adequado ao destinatário indicado:

a)      Destinatário: Diretor do Conselho Nacional de Ensino e Pesquisa – Vocativo: Ilmo. Sr. Diretor
b)      Destinatário: comandante do batalhão de polícia – Vocativo: Caro comandante.
c)      Destinatário: Pais de alunos – Vocativo: Vossa senhoria. 
d)      Destinatário: Presidenta de República – Vocativo: Prezado Prezada Excelência




Texto II


Prezado Senhor,
Somos alunos do Colégio Tomé de Souza e temos interesse em assuntos relacionados a aspectos históricos de nosso país, principalmente os relacionados ao cotidiano de nossa História, como era o dia a dia das pessoas, como eram as escolas, a relação entre pais e filhos etc.
Vínhamos acompanhando regularmente os suplementos publicados por esse importante jornal. Mas agora não encontramos mais os artigos tão interessantes. Por isso, resolvemos escrever-lhe e solicitar mais matérias a respeito. 
     
4. O tema de interesse dos alunos é:

a) cotidiano.
b) escola.
c) História do Brasil.
d) relação entre pais e filhos. 





Texto III

Painel do leitor (Carta do leitor)
Resgate no Chile

Assisti ao maior espetáculo da Terra numa operação de salvamento de vidas, após 69 dias de permanência no fundo de uma mina de cobre e ouro no Chile.
Um a um os mineiros soterrados foram içados com sucesso, mostrando muita calma, saúde, sorrindo e cumprimentando seus companheiros de trabalho. Não se pode esquecer a ajuda técnica e material que os Estados Unidos, Canadá e China ofereceram à equipe chilena de salvamento, num gesto humanitário que só enobrece esses países. E, também, dos dois médicos e dois “socorristas” que, demonstrando coragem e desprendimento, desceram na mina para ajudar no salvamento.

(Douglas Jorge; São  Paulo, SP; www.folha.com.br – painel do leitor – 17/10/2010)

5. (DETRAN/RN – 2010 – FGV) Considerando o tipo textual apresentado, algumas expressões demonstram o posicionamento pessoal do leitor diante do fato por ele narrado. Tais marcas textuais podem ser encontradas nos trechos a seguir, EXCETO:

a) “Assisti ao maior espetáculo da Terra...”
b) “... após 69 dias de permanência no fundo de uma mina de cobre e ouro no Chile.”
c) “Não se pode esquecer a ajuda técnica e material...”
d) “... gesto humanitário que só enobrece esses países.”








         Texto IV

Vagas para estágio
          A Publicidade e Informação S.A. está  conduzindo o Processo Seletivo para o Programa de Estágio de Digitação de Notícias, empresa do Grupo CIELO. Estão abertas oportunidades para estudantes do Ensino Fundamental II. 
     Informações sobre a vaga:
    • Local de trabalho: Botafogo / Rio de Janeiro;
    • Carga horária: 15 horas semanais;
    • Atividades: - Digitação de textos em Word;  - Atualização de controles em Excel; - Apoio no processo de seleção de profissionais.
    PACOTE DE BENEFÍCIOS:
    • Bolsa auxílio (R$300,00/mês);
    • Vale Refeição (R$6,00/dia);
    • Vale Transporte.
     Acesse http://vagas.com.br/v365039 e cadastre seu currículo.
     Aguardamos a sua candidatura! Boa sorte! Publicidade e Informação S.A.
  



  
 Agora leia a carta:

Ao Departamento de Recursos Humanos
Publicidade e Informação S.A.
Rua Maípe, 333 – São Cristóvão.
Rio de Janeiro/RJ.

Prezado Senhor,
     Terminei em 2011 um curso de informática e, durante o referido ano, participei de um programa de monitoria na instituição onde me formei. A oportunidade me foi dada já que me destaquei durante as aulas, demonstrando boa capacidade de aprender e também de ensinar os assuntos. 
     Por isso, quando li o anúncio no jornal, decidi mandar o meu currículo, candidatando-me à vaga de Estagiário em Digitação de Notícias, conforme publicado.
    Tenho a intenção de aumentar meus conhecimentos e acho que posso ajudar também na formulação de notícias sobre esportes, pois participo como jogador em uma escola de esportes. Meu desejo é começar a desenvolver profissionalmente minhas duas áreas: a informática e o esporte.
     Como sua empresa está ligada a todo tipo de notícias, acho que minha pequena experiência nos dois assuntos deverá contribuir bastante para o trabalho.
      Desde já, agradeço a atenção dispensada.
      Cordialmente,
Wallace José dos Santos.
Rio de Janeiro, _____  de _________________ de _________.





6. Considerando as informações lidas a respeito da linguagem utilizada nos diferentes tipos de carta, assinale a opção que contém o trecho mais formal da carta de apresentação de Wallace.

a. “Terminei em 2011 um curso de informática...”
b. “...quando li o anúncio no jornal, decidi mandar meu currículo...”
c.  ...acho que posso ajudar também na formulação de notícias...”
d.  “Desde já, agradeço a atenção dispensada.”










Questões sobre o Gênero Carta


(UNIDOESTE) Uma carta inédita a Drummond

Querido Carlos,

afetuoso abraço.

  Leio nos jornais que você pediu demissão. Sem dúvida é uma pena para o Brasil, mas você está correto. E outros dias virão.
  Pessoalmente, não posso deixar de lhe agradecer tantas finezas que você me prestou, sempre tão solicitamente, quando no exercício do cargo.
  Confirmo meu telegrama de hoje, pedindo-lhe o favor de me representar no almoço de sábado próximo, e de transmitir minha solidariedade à declaração de princípios do 1° Congresso de Escritores.
  Abandonei a colaboração n'A Manhã, se bem que estivesse gostando, pois me deva um certo treino de escrever prosa, e além disso os 800 cruzeiros me eram necessários, nas circunstâncias atuais de minha vida. Mas o governo excedeu-se, perdeu todo o controle, divorciou-se por completo das aspirações populares, e esgotou o seu já fraco conteúdo. De qualquer forma, continuar os artigos seria uma espécie de colaboracionismo.
  Como você sabe, continuo em regime de saúde, por isso não posso tomar parte pessoalmente na campanha que se desenrola. Entretanto, estou bastante atento à mesma; por isso - caso você julgue oportuno - poderá divulgar que eu estou solidarizado com a campanha democrática, e absolutamente contra os métodos do governo. Se acharem interessante, poderei escrever, mesmo sobre assunto político, pequenas crônicas e notas - desde que minha saúde o permita.
  Que coisa a morte do Mário, hein? Fiquei muito sentido, e, sabendo que vocês eram muito amigos, é o caso de se apresentar pêsames a você.
 Em que pé está o nosso livro? E o seu?
 Então, querido Carlos, lembranças a Dolores e Maria Julieta.
 O abraço amigo do Murilo

P. S. Lembranças também ao João Cabral.

(Folha de S. Paulo, 11/05/91)

01. Com relação aos assuntos abordados pelo remetente, é correto afirmar que:

a) Carlos e Murilo são escritores; o primeiro escrevia para jornais e o segundo era funcionário público;
b) o destinatário tinha muitos amigos: Carlos, Maria Julieta, Dolores e Murilo;
c) o remetente lembra que a "morte do Mário" comoveu a todos, ma não mais a Carlos do que a ele;
d) o remetente está mais preocupado com a questão da demissão e com as causas que a provocaram;
e) n.d.a.


02. Com relação ao que está explícito no texto, é incorreto afirmar que:

a) o destinatário, Carlos, pediu demissão, mas tinha toda razão em fazê-lo;
b) quando o remetente lembra que "outros dias virão", mostra que estava próximo o novo emprego;
c) Carlos, durante o exercício do cargo, muito auxiliou ao remetente, atendendo suas solicitações;
d) o remetente, mesmo doente, propõe-se a escrever sobre assuntos que não lhe eram habituais para demonstrar simpatia pela campanha democrática;
e) durante o 1° Congresso de Escritores seria redigida a declaração de princípios.


Texto para as questões 03 a 7

(UNIDOESTE) Uma carta inédita a Drummond
Querido Carlos,

afetuoso abraço.

  Leio nos jornais que você pediu demissão. Sem dúvida é uma pena para o Brasil, mas você está correto. E outros dias virão.
  Pessoalmente, não posso deixar de lhe agradecer tantas finezas que você me prestou, sempre tão solicitamente, quando no exercício do cargo.
  Confirmo meu telegrama de hoje, pedindo-lhe o favor de me representar no almoço de sábado próximo, e de transmitir minha solidariedade à declaração de princípios do 1° Congresso de Escritores.
  Abandonei a colaboração n'A Manhã, se bem que estivesse gostando, pois me deva um certo treino de escrever prosa, e além disso os 800 cruzeiros me eram necessários, nas circunstâncias atuais de minha vida. Mas o governo excedeu-se, perdeu todo o controle, divorciou-se por completo das aspirações populares, e esgotou o seu já fraco conteúdo. De qualquer forma, continuar os artigos seria uma espécie de colaboracionismo.
  Como você sabe, continuo em regime de saúde, por isso não posso tomar parte pessoalmente na campanha que se desenrola. Entretanto, estou bastante atento à mesma; por isso - caso você julgue oportuno - poderá divulgar que eu estou solidarizado com a campanha democrática, e absolutamente contra os métodos do governo. Se acharem interessante, poderei escrever, mesmo sobre assunto político, pequenas crônicas e notas - desde que minha saúde o permita.
  Que coisa a morte do Mário, hein? Fiquei muito sentido, e, sabendo que vocês eram muito amigos, é o caso de se apresentar pêsames a você.
 Em que pé está o nosso livro? E o seu?
 Então, querido Carlos, lembranças a Dolores e Maria Julieta.
 O abraço amigo do Murilo

P. S. Lembranças também ao João Cabral.

(Folha de S. Paulo, 11/05/91)


03. Com relação aos elementos lingüísticos utilizados no texto, é correto afirmar que:

a) o advérbio tão, em "tão solicitamente", enfatiza a presteza e o empenho de Drummond no atendimento ao amigo;

b) a oração intercalada "caso você julgue oportuno" tira de Murilo a responsabilidade de se envolver
mais profundamente com a campanha, porque estava doente;

c) a condicional "se acharem interessante" aponta para a insegurança de Murilo em escrever prosa, até
porque foi consagrado como poeta;

d) o termo destacado em "Lembranças também ao João Cabral" revela a necessidade de incluir João
Cabral entre as pessoas lembradas;

e) todas as alternativas estão corretas.


04. O parágrafo pode ser considerado um microtexto; dessa forma, deve conter introdução (tópico frasal), desenvolvimento e conclusão.

Com base nesta afirmativa, releia o 4° parágrafo e identifique a alternativa correta em relação à sua
estrutura:

a) O tópico frasal inicia em "Abandonei" e se estende até "gostando".
b) O tópico frasal contém uma atitude concessiva justificada no desenvolvimento.
c) Na conclusão, fica explicitado seu desejo de não colaborar com as atitudes do governo, seja de
forma direta ou indireta.

d) Todas estão corretas.
e) n.d.a.


05. Identifique as justificativas incorretas com relação ao uso das conjunções e das locuções conjuntivas no 4° parágrafo:

a) "se bem que" permite compreender que a atitude de abandonar o que fazia não se relaciona ao fato de estar ou não gostando;
b) nas, em "nas circunstâncias atuais", introduz uma idéia de tempo;
c) o 2° parágrafo contém 4 orações que indicam as alternativas do leitor em relação às atitudes do
governo;
d) "pois" introduz justificativas que corroboram o gosto pelo que fazia e precisou abandonar;
e) "Mas" introduz uma idéia contrária ao "estava gostando" e precede os verdadeiros motivos pelos
quais abandonou o que fazia.


06. No 5° parágrafo, Murilo Mendes usa muitas condições e concessões para falar de sua doença e do seu desejo de trabalhar. Com base nisto, identifique a alternativa cujo trecho contém, pelo menos, uma
condição ou concessão:

a) "Entretanto, estou bastante atento à mesma; por isso - caso você julgue oportuno - ..."
b) "Como você sabe, continuo em regime de saúde..."
c) "...continuo em regime de saúde, por isso não posso tomar parte pessoalmente na campanha que se desenrola."
d) "...poderá divulgar que estou solidarizado com a campanha democrática, e absolutamente contra os
métodos do governo."
e) n.d.a.


7. Com relação ao texto, é correto afirmar que:

a) Trata-se de uma carta familiar, por isto percebem-se muitas informações, lembranças e
questionamentos colocados à proporção que vinham à lembrança do remetente.

b) O remetente pode se utilizar do post scriptum para acrescentar lembranças que não tenham
ocorrido em tempo.

c) Apesar da familiaridade da carta, não foram esquecidos o local, a data, o vocativo, a despedida e a
assinatura, necessários, inclusive nas cartas oficiais.

d) A intimidade entre remetente e destinatário permite a elaboração de um texto cuja profunda
compreensão obriga o leitor a recorrer a muitos elementos localizados fora do texto.

e) todas as alternativas estão corretas.

QUESTÕES SOBRE O USO DA CRASE

1) Assinale a opção incorreta com relação ao emprego do acento indicativo de crase:                                                      
 a) O pesquisador deu maior atenção à cidade menos privilegiada.
 b) Este resultado estatístico poderia pertencer à qualquer população carente.                 c)Mesmo atrasado, o recenseador compareceu à entrevista.
d) A verba aprovada destina-se somente àquela cidade sertaneja.                                  e)Veranópolis soube unir a atividade à prosperidade. 

 2. (IBGE) Assinale a opção em que o A sublinhado nas duas frases deve receber acento grave indicativo de crase:
a. Fui a Lisboa receber o prêmio. / Paulo começou a falar em voz alta.
b. Pedimos silêncio a todos. Pouco a pouco, a praça central se esvaziava.
Esta música foi dedicada a ele. / Os romeiros chegaram a Bahia.

d Bateram a porta fui atender. / O carro entrou a direita da rua.
e.Todos a aplaudiram. / Escreve a redação a tinta.
     
 3. (UF-RS) Disse ..... ela que não insistisse em amar ..... quem não ..... queria.
      a) a - a - a         b) à - à - à          c) a - a - à          d) a - à - à         e) a – à - a
   
  4. (UF-RS) Quanto b.... suas exigências, recuso-me ..... levá-las ..... sério.
      a) às - à - a       b) a - a - a e           c) as - à – à         d) à - a - à          e) as - a - a
     
  5. (UC-BA) Já estavam ..... poucos metros da clareira, ..... qual foram ter por um atalho aberto ..... foice.
  a) à - à - a       b) a - à - a        c) a -  a – à           d) à - a - à            e) à - à - à
     
  6. (UC-BA) Afeito ..... solidão, esquivava-se ..... comparecer ..... comemorações sociais.
  a) à - a – a       b) à - à - a      c) à - a -à             d) a - à - a           e) a - a - à
     
 7. (TTN) Preencha as lacunas da frase abaixo e assinale a alternativa correta:
      "Comunicamos ..... Vossa Senhoria que encaminhamos ..... petição anexa ..... Divisão de Fiscalização que está apta ..... prestar ..... informações solicitadas."
  a) a, a, à, a, as                     b) à, a, à, a, às                   c) a, à, a, à, as
                     d) à, à, a, à, às                         e) à, a, à, à, as
    
  8. (UF-RS) Somente ..... longo prazo será possível ajustar-se esse mecanismo ..... finalidade ..... que se destina.
    a) a - à – a          b) à - a - à          c) à - à - à        d) à - a - a     e) à - à - a
     
  9. (UF-RS) Entregue a carta ..... homem ..... que você se referiu ..... tempos.
       a) aquele - à - á             b) àquele - à - há           c) aquele - a - a          
                                  d) àquele - à - à          e) àquele - a - há
     
 10. (BB) Há crase:
      a) Responda a todas as perguntas.   b) Avise a moça que chegou a encomenda.
      c) Volte sempre a esta casa.             d) Dirija-se a qualquer caixa.
                      e) Entregue o pedido a alguém na portaria.
  
11. (CESESP-PE) Observe as alternativas e assinale a que não contiver erro em relação à crase:
a)Rabiscava todos os seus textos à lápis para depois escrevê-los à máquina.                   b)Sem dúvida que, com novos óculos, ele veria a distância do perigo, aquela hora do dia.
c)Referia-se com ternura ao menino, afeto às meninas e, com respeito, a várias pessoas menos íntimas.          
d)Àquela distância, os carros só poderiam bater; não obedeceram as regras do trânsito.         e)Fui à Maceió provar um sururu à região.

  12. (FMU) Assinale a alternativa em que não deve haver o sinal da crase:
      a) O sonho de todo astronauta é voltar a Terra.              
      b) As vezes, as verdades são duras de se ouvir.
      c) Enriqueço, a medida que trabalho.                             
      d) Filiei-me a entidade, sem querer.
      e) O sonho de todo marinheiro é voltar a terra.
    
  13. (BB) Qual das alternativas completa corretamente os espaços vazios? 
"E entre o sono e o medo, ouviu como se fosse de verdade o apito de um trem igual ....... que ouvia em Limoeiro." (José Lins do Rego)
 "Habituara-se ....... boa vida, tendo de tudo, regalada." (J. Amado)
 "Os adultos são gente crescida que vive sempre dizendo pra gente fazer isso e não fazer ....... (M. Fernandes)
  a) àquele, aquela, aquilo         b) àquele, àquela, àquilo       c) àquele, àquela, aquilo
                           d) aquele, àquela, aquilo             e) aquele, aquela, aquilo
      
14. (FUVEST) Assinale a frase gramaticalmente correta:
      a) O papa caminhava a passo firme.                            
       b) Dirigiu-se ao tribunal disposto à falar ao juiz.
      c) Chegou à noite, precisamente as 10 horas.              
      d) Esta é a casa à qual me referi ontem às pressas.
      e) Ora aspirava a isto, ora aquilo, ora a nada.
     
15. (UM-SP)
  I - Em relação a renda familiar, o emprego intensivo de mão-de-obra não é a melhor solução.
  II - Desde a última década, sinistros presságios atormentavam-lhe a mente.
  III - Os investidores americanos, habituados à lentidão do ritmo inflacionário, conseguem acumular fortuna. De acordo com o emprego adequado da crase, deduz-se que:
      a) todos os períodos estão corretos        b) nenhum dos três períodos estão corretos
      c) estão corretos os períodos I e II           d) estão corretos os períodos II e III
                                     e) somente o período III está correto
     
16. (UM-SP) Marque o período em que o uso da crase é permitido:
      a) Enviei à Roma suas fotografias.              b) Foi à Lapa para inaugurar a gráfica.
      c) Alô, franceses, chegamos à Paris.         d) Viajou à Londres, a fim de rever antigo amor.
                           e) Referimo-nos à Niterói, em nossa excursão pelo interior.
     
17. (FCMSC-SP) Assinale a sentença onde a crase foi empregada corretamente:
a) Não se esqueça de chegar à casa cedo.
b)Prefira isto aquilo, já que ao se fazer o bem não se olha à quem.
c) Já que pagaste àquelas dívidas, à que situação aspiras?                                                  
d) Chegaram até a região marcada e daí avançaram até à praia.
e)  Suas previsões não deixaram de ter razão, pois à uma hora da madrugada é um perigo andar à pé, sozinho.

18. (BB) Quanto à crase:                
1. Feche à porta                2. à chave e                 3. volte à trabalhar
              4. Informe à todas              5. que iremos à Brasília
    a) corretos os segmentos 1 e 2                           d) todos estão corretos
    b) corretos os segmentos 3 e 4                           e) todos estão incorretos
   c) corretos os segmentos 2 e 5
     
  19. (BB) Forma incorreta:
      a) Partirei daqui à uma hora.                                          
      b) O teste visa à verificar a qualidade do produto.
      c) Ele vive à margem da comunidade.                            
      d) O funcionário foi chamado à responsabilidade.
      e) Estou à procura de um ideal.
                                                                                                            
 20. (FUVEST) Assinale a frase que pode ser completada por Há - a - à, nessa ordem:
a. ....... tempos não ....... via, mas sempre estive ....... espera de um encontro.
b. Aqui ....... beira do rio, ....... muitos anos, existiu ....... casa-grande do engenho.
c. Em resposta ....... essa solicitação, só posso dizer que não ....... vaga ........ disposição.
d. Fiz ver, ....... quem de direito, que não ....... possibilidades de atender ....... solicitação.
e. ....... esperança de obtermos, ....... custa de muito empenho, ....... vaga de servente.
     
 21. (TFC) Marque o item que se completa de forma correta com a seqüência seguinte - há; à(s):
a. ..... algum tempo, a tecnologia revolucionária em áreas que vão da cirurgia plástica ..... armas nucleares.
b.O raio laser se revela ..... altura de um bisturi de alta precisão ..... anos.
c. ..... quem afirme que ..... áreas da medicina em que o uso do raio laser é imprescindível.
d. ..... A novidade surgiu na França onde o laser está sendo usado na restauração da Catedral de Amiens, recuperando vestígios das cores aplicadas ..... sete séculos.
e. Debaixo da fuligem que conferiu um tom acinzentalado ..... igreja, o laser revelou uma gama de dourados, azuis e vermelhos existentes ..... épocas da feitura de obras góticas.
    
  22. (TRE-MT) O uso do acento grave (indicativo de crase ou não) está incorreto em:
      a) Primeiro vou à feira, depois é que vou trabalhar.        
      b) Às vezes não podemos fazer o que nos foi ordenado.
      c) Não devemos fazer referências àqueles casos.            
      d) Sairemos às cinco da manhã.
      e) Isto não seria útil à ela.

23. (TRE-MG) O acento grave, indicador de crase, está empregado incorretamente em:
    a)Tal lei se aplica, necessariamente, à mulheres de índole violenta.
    b) As novelas, às quais assisti, problematizam a questão da droga.                                 
    c) Entregou as chaves da loja àquele senhor que nos desacatou na praça.
    d) O delegado disse ao prefeito e aos vereadores que estava à procura dos foragidos.                                                                     
e)O bom atendimento às pessoas pobres deve ser prioridade da nova administração.
     
24. (TRE-RO)
      I - O povo da região vai votar à pé ou à cavalo;
      II - Pedimos à V. Excelência que não se esqueça do povão, que não o elegeu à toa.
      III - O cabo eleitoral dirigiu-se à ela e ensinou-lhe a copiar o nome.
      IV - Permaneceram reunidos à noite, face a face, a conversar. A ocorrência de crase está corretamente indicada:
                        a) somente na I                           d) somente na IV
                        b) somente na II                          e) somente na II e na IV
                        c) somente na III
     
 25. (TRE-MT) A única frase em que o a sublinhado deveria ser grafado com o acento grave indicativo de crase é:
      a) Estou pronto a discutir o novo projeto.                         
      b) Pelé fará uma viagem a Roma.
      c) O presidente não fez alusão a qualquer ministro.        
      d) Vamos a sala vizinha, disse o ministro.
      e) Preferiu morrer a entregar-se.
  
26. (TRE-RJ) O "a" (sublinhado) que deverá levar o acento grave indicativo de crase está na seguinte alternativa:
      a) Eles entregam "pizza" a domicílio.                               
      b) O menino não quis ir a casa dos tios.
      c) A encomenda foi entregue a uma pessoa estranha.      
      d) As moças começaram a gritar logo no início do filme.
      e) O fiscal não se referia a candidatas, mas a candidatos.
     
   27. (TRE-MG) O uso da crase está incorreto em:
      a) Chegaram a argumentar cara à cara que não aceitariam sugestões.
      b) Já demos nossa contribuição à associação beneficente do bairro.
      c) À custa de sacrifício, os estudantes conseguiram ser aprovados.
      d) Transmita àqueles jovens nossa mensagem de esperança no futuro.
      e) Esta construção é igual à que meu primo construiu na periferia.
     
   28. (ETF-SP) Assinalar a alternativa em que está correto o uso da crase:
      a) Tenho um carro à álcool e outro à gasolina.
      b) Os turistas ficaram um bom tempo à contemplar a praia.
      c) Escreva sempre à tinta, nunca a lápis.
      d) Andávamos às escuras, à procura dos índios.
      e) Aquela expedição esteve à andar pelas selvas durante muito tempo.
     
   29. (AFTN) Assinale a frase na qual a palavra não deve receber o acento indicativo de crase:
a. Os apelos a internacionalização da Amazônia ganham contornos de avalanche.
b. Toda manhã a esta hora, depois de ler o jornal do dia, fico deprimida.
c.  Aquela hora morta da madrugada todos estavam recolhidos ao leito.
d. Muitas das reivindicações dos sindicatos trabalhistas, são semelhantes as da classe patronal.
e.Os petroleiros apresentaram ao Ministro uma pauta de reivindicações igual a que haviam divulgado no ano anterior.

 30. (TTN) Assinale o item que preenche corretamente as lacunas da frase:"Em virtude de investigações psicológicas ....... que me referi, nota-se crescente aceitação de que é preciso pôr termo ....... indulgência e ......... inação com que temos assistido .......escala-
-da da pornoviolência."
    a) à, a, à, a            b)) à, à, a, a       c)) a, à, à, à          d) a, à, a, à         e) a, à, a, à

Gabarito: 1-b, 2-d, 3=a, 4-b, 5-b, 6-a, 7-a, 8-a, 9-e, 10-b, 11-c, 12-e, 13-c,  14-a, 15-d, 16-b, 17-d,18-e, 19-b, 20-a, 21-a,  22-e, 23-a, 24-d, 25-d, 26-b, 27-a, 28-d, 29-b, 30-c.

12 de abr. de 2013


ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
TEXTO 1: GÊNERO TEXTUAL - DIZER EM CAMISA










1) A que tipo de Gênero textual pertence a imagem acima?

2) Qual é o contexto de circulação desse tipo de texto?

 3)  Todo texto apresenta uma intenção, da qual derivam as escolhas linguisticas que o compõem. As duas frases no dizer da camisa tem o mesmo significado?  Elas se relacionam entre sí?

4) Por qual motivo a segunda frase está escrita com letras maiúsculas?

5) O fenômeno linguístico do "voseo" (uso do pronome vos em vez de tú) costuma ser atrelado unicamente a Argentina, especialmente Buenos Aires. Quais podem ser as consequências que esse tipo de reflexão acarreta ?

6) Existe no Brasil algum tipo de ideologia como a veiculada pela camisa? Como e onde podemos encontrar esse tipo de manifestação identitária  linguística?







4ª Avaliação Bimestral de Espanhol


El chateador

        Junto com el surgimento de los médio de comunicación de Internet, vimos la aparición de um determinado grupo de usuários a los que se denominó “chateadores”. El término se aplica al individuo que ocupa una gran parte de su tempo en utilizar los programas de mensajería instantânea para charlar con otros cibernautas.
        Con el passo del tiempo esse término también pasó a definir a la persona que, produto de sua afición al chat, SMS y similares, se caracteriza por escribir exageradamente em un lenguaje corto, simplificando palabras al igual que en el “lenguaje SMS”, o que, intencionadamente, no respeta las reglas gramaticales y de ortografia
        El chateador escribe en foros, chats y outro médios, en los cuales su escritura muchas veces no es comprensible para algunos de los usuários que leen sus mensajes. En casos extremos los chateadores utilizan esa forma de escribir fuera del ámbito de Internet, em sítios tales como: colegio, trabajo, etc. y por su forma de escribir se enfrentan a muchos problemas. Debido a ello, muchos internautas han comenzado a hacer campañas en contra del lenguaje  y escritura usados por los chateadores.
Wikipedia.org (Adaptado)
1) Contesta en español a las preguntas sobre el texto:

a) ¿Qué son los chateadores?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

b) ¿En qué tipo de lugares escriben los chateadores?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

c) ¿ Cómo es el lenguaje de los chateadores?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________


2) Escribe en letras los números que están en cifras:

a. Nunca he sacado ______ (0 )en una prueba.
b. Mi papá tiene __________(1 ) coche negro.
c. La Navidad es el ________________ (25 ) de diciembre.
d. El ______________ ( 4 ) de mayo es mi cumpleaños.
e. Tengo ___________ ( 11 ) años.
f. Mi hermana mayor tiene ____________ ( 17 ) años.
g. Para muchos el _____________ ( 13 ) martes es un día de mala suerte,
h. El _______________ ( 20 ) de julio vamos a volver a la escuela.

3) Completa la tabla con los días de la semana:

Domingo _______________________   Martes    __________________________

Jueves   _______________________ Sábado

4) Completa com la hora adecuada según el recuadro abajo.



Son ocho y cinco  -  Son casi las nueve y diez    –  Son las cuatro y media  -   Son las dos menos diez     
                                                    
                                                Son las diez y diez   -    Son ocho y veinte




 ___________________________________________________





__________________________________________________




___________________________________________________

                 




__________________________________________________






“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; 
antes de falar, antes de entender, já se instrui.”
Jean Jacques Rousseau

TESTE DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA O 7º ANO

  Texto I     1)  A relação do car n eirinho com os sintomas da gripe na propaganda se estabelece porque : a) Naldecon estimula a imaginação...