Observe a oração:
As crianças lindas brincaram muito na escola hoje.
Primeiramente, nós só entendemos a oração acima porque conseguimos obter uma informação a partir dela. Por sua vez, essa informação nos é transmitida através das combinações de elementos na oração.
Retomando a frase sugerida acima, e nos propondo a fazer uma análise sintática, observamos que, de modo generalizado, o sujeito “as crianças” faz uma ligação e é adjetivado por “lindas”, também é complementado pelo verbo “brincaram”, esse último faz combinação com os advérbios de intensidade “muito”, de lugar “na escola” e de tempo “hoje”.
Vemos que há elementos primordiais na oração, através das quais as informações são norteadas: crianças, brincaram, escola.
Enquanto há outros elementos que estão na frase como complemento e são dependentes: as, lindas, muito, na, hoje.
Concluímos que na análise sintática de uma oração há termos essenciais e termos integrantes ou acessórios.
Outros estudos da sintaxe dizem respeito à análise dos períodos simples e compostos, concordâncias nominal e verbal, regências nominal e verbal, além do estudo da pontuação e do fenômeno da crase. Esses últimos podem ser inseridos como objetos de discussão da sintaxe porque ao ser utilizados exigem conhecimento das estruturas sintáticas, das combinações dos elementos na frase.
Enquanto há outros elementos que estão na frase como complemento e são dependentes: as, lindas, muito, na, hoje.
Concluímos que na análise sintática de uma oração há termos essenciais e termos integrantes ou acessórios.
Fonte: site brasilescola
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