15 de abr. de 2013

QUESTÕES SOBRE O USO DA CRASE

1) Assinale a opção incorreta com relação ao emprego do acento indicativo de crase:                                                      
 a) O pesquisador deu maior atenção à cidade menos privilegiada.
 b) Este resultado estatístico poderia pertencer à qualquer população carente.                 c)Mesmo atrasado, o recenseador compareceu à entrevista.
d) A verba aprovada destina-se somente àquela cidade sertaneja.                                  e)Veranópolis soube unir a atividade à prosperidade. 

 2. (IBGE) Assinale a opção em que o A sublinhado nas duas frases deve receber acento grave indicativo de crase:
a. Fui a Lisboa receber o prêmio. / Paulo começou a falar em voz alta.
b. Pedimos silêncio a todos. Pouco a pouco, a praça central se esvaziava.
Esta música foi dedicada a ele. / Os romeiros chegaram a Bahia.

d Bateram a porta fui atender. / O carro entrou a direita da rua.
e.Todos a aplaudiram. / Escreve a redação a tinta.
     
 3. (UF-RS) Disse ..... ela que não insistisse em amar ..... quem não ..... queria.
      a) a - a - a         b) à - à - à          c) a - a - à          d) a - à - à         e) a – à - a
   
  4. (UF-RS) Quanto b.... suas exigências, recuso-me ..... levá-las ..... sério.
      a) às - à - a       b) a - a - a e           c) as - à – à         d) à - a - à          e) as - a - a
     
  5. (UC-BA) Já estavam ..... poucos metros da clareira, ..... qual foram ter por um atalho aberto ..... foice.
  a) à - à - a       b) a - à - a        c) a -  a – à           d) à - a - à            e) à - à - à
     
  6. (UC-BA) Afeito ..... solidão, esquivava-se ..... comparecer ..... comemorações sociais.
  a) à - a – a       b) à - à - a      c) à - a -à             d) a - à - a           e) a - a - à
     
 7. (TTN) Preencha as lacunas da frase abaixo e assinale a alternativa correta:
      "Comunicamos ..... Vossa Senhoria que encaminhamos ..... petição anexa ..... Divisão de Fiscalização que está apta ..... prestar ..... informações solicitadas."
  a) a, a, à, a, as                     b) à, a, à, a, às                   c) a, à, a, à, as
                     d) à, à, a, à, às                         e) à, a, à, à, as
    
  8. (UF-RS) Somente ..... longo prazo será possível ajustar-se esse mecanismo ..... finalidade ..... que se destina.
    a) a - à – a          b) à - a - à          c) à - à - à        d) à - a - a     e) à - à - a
     
  9. (UF-RS) Entregue a carta ..... homem ..... que você se referiu ..... tempos.
       a) aquele - à - á             b) àquele - à - há           c) aquele - a - a          
                                  d) àquele - à - à          e) àquele - a - há
     
 10. (BB) Há crase:
      a) Responda a todas as perguntas.   b) Avise a moça que chegou a encomenda.
      c) Volte sempre a esta casa.             d) Dirija-se a qualquer caixa.
                      e) Entregue o pedido a alguém na portaria.
  
11. (CESESP-PE) Observe as alternativas e assinale a que não contiver erro em relação à crase:
a)Rabiscava todos os seus textos à lápis para depois escrevê-los à máquina.                   b)Sem dúvida que, com novos óculos, ele veria a distância do perigo, aquela hora do dia.
c)Referia-se com ternura ao menino, afeto às meninas e, com respeito, a várias pessoas menos íntimas.          
d)Àquela distância, os carros só poderiam bater; não obedeceram as regras do trânsito.         e)Fui à Maceió provar um sururu à região.

  12. (FMU) Assinale a alternativa em que não deve haver o sinal da crase:
      a) O sonho de todo astronauta é voltar a Terra.              
      b) As vezes, as verdades são duras de se ouvir.
      c) Enriqueço, a medida que trabalho.                             
      d) Filiei-me a entidade, sem querer.
      e) O sonho de todo marinheiro é voltar a terra.
    
  13. (BB) Qual das alternativas completa corretamente os espaços vazios? 
"E entre o sono e o medo, ouviu como se fosse de verdade o apito de um trem igual ....... que ouvia em Limoeiro." (José Lins do Rego)
 "Habituara-se ....... boa vida, tendo de tudo, regalada." (J. Amado)
 "Os adultos são gente crescida que vive sempre dizendo pra gente fazer isso e não fazer ....... (M. Fernandes)
  a) àquele, aquela, aquilo         b) àquele, àquela, àquilo       c) àquele, àquela, aquilo
                           d) aquele, àquela, aquilo             e) aquele, aquela, aquilo
      
14. (FUVEST) Assinale a frase gramaticalmente correta:
      a) O papa caminhava a passo firme.                            
       b) Dirigiu-se ao tribunal disposto à falar ao juiz.
      c) Chegou à noite, precisamente as 10 horas.              
      d) Esta é a casa à qual me referi ontem às pressas.
      e) Ora aspirava a isto, ora aquilo, ora a nada.
     
15. (UM-SP)
  I - Em relação a renda familiar, o emprego intensivo de mão-de-obra não é a melhor solução.
  II - Desde a última década, sinistros presságios atormentavam-lhe a mente.
  III - Os investidores americanos, habituados à lentidão do ritmo inflacionário, conseguem acumular fortuna. De acordo com o emprego adequado da crase, deduz-se que:
      a) todos os períodos estão corretos        b) nenhum dos três períodos estão corretos
      c) estão corretos os períodos I e II           d) estão corretos os períodos II e III
                                     e) somente o período III está correto
     
16. (UM-SP) Marque o período em que o uso da crase é permitido:
      a) Enviei à Roma suas fotografias.              b) Foi à Lapa para inaugurar a gráfica.
      c) Alô, franceses, chegamos à Paris.         d) Viajou à Londres, a fim de rever antigo amor.
                           e) Referimo-nos à Niterói, em nossa excursão pelo interior.
     
17. (FCMSC-SP) Assinale a sentença onde a crase foi empregada corretamente:
a) Não se esqueça de chegar à casa cedo.
b)Prefira isto aquilo, já que ao se fazer o bem não se olha à quem.
c) Já que pagaste àquelas dívidas, à que situação aspiras?                                                  
d) Chegaram até a região marcada e daí avançaram até à praia.
e)  Suas previsões não deixaram de ter razão, pois à uma hora da madrugada é um perigo andar à pé, sozinho.

18. (BB) Quanto à crase:                
1. Feche à porta                2. à chave e                 3. volte à trabalhar
              4. Informe à todas              5. que iremos à Brasília
    a) corretos os segmentos 1 e 2                           d) todos estão corretos
    b) corretos os segmentos 3 e 4                           e) todos estão incorretos
   c) corretos os segmentos 2 e 5
     
  19. (BB) Forma incorreta:
      a) Partirei daqui à uma hora.                                          
      b) O teste visa à verificar a qualidade do produto.
      c) Ele vive à margem da comunidade.                            
      d) O funcionário foi chamado à responsabilidade.
      e) Estou à procura de um ideal.
                                                                                                            
 20. (FUVEST) Assinale a frase que pode ser completada por Há - a - à, nessa ordem:
a. ....... tempos não ....... via, mas sempre estive ....... espera de um encontro.
b. Aqui ....... beira do rio, ....... muitos anos, existiu ....... casa-grande do engenho.
c. Em resposta ....... essa solicitação, só posso dizer que não ....... vaga ........ disposição.
d. Fiz ver, ....... quem de direito, que não ....... possibilidades de atender ....... solicitação.
e. ....... esperança de obtermos, ....... custa de muito empenho, ....... vaga de servente.
     
 21. (TFC) Marque o item que se completa de forma correta com a seqüência seguinte - há; à(s):
a. ..... algum tempo, a tecnologia revolucionária em áreas que vão da cirurgia plástica ..... armas nucleares.
b.O raio laser se revela ..... altura de um bisturi de alta precisão ..... anos.
c. ..... quem afirme que ..... áreas da medicina em que o uso do raio laser é imprescindível.
d. ..... A novidade surgiu na França onde o laser está sendo usado na restauração da Catedral de Amiens, recuperando vestígios das cores aplicadas ..... sete séculos.
e. Debaixo da fuligem que conferiu um tom acinzentalado ..... igreja, o laser revelou uma gama de dourados, azuis e vermelhos existentes ..... épocas da feitura de obras góticas.
    
  22. (TRE-MT) O uso do acento grave (indicativo de crase ou não) está incorreto em:
      a) Primeiro vou à feira, depois é que vou trabalhar.        
      b) Às vezes não podemos fazer o que nos foi ordenado.
      c) Não devemos fazer referências àqueles casos.            
      d) Sairemos às cinco da manhã.
      e) Isto não seria útil à ela.

23. (TRE-MG) O acento grave, indicador de crase, está empregado incorretamente em:
    a)Tal lei se aplica, necessariamente, à mulheres de índole violenta.
    b) As novelas, às quais assisti, problematizam a questão da droga.                                 
    c) Entregou as chaves da loja àquele senhor que nos desacatou na praça.
    d) O delegado disse ao prefeito e aos vereadores que estava à procura dos foragidos.                                                                     
e)O bom atendimento às pessoas pobres deve ser prioridade da nova administração.
     
24. (TRE-RO)
      I - O povo da região vai votar à pé ou à cavalo;
      II - Pedimos à V. Excelência que não se esqueça do povão, que não o elegeu à toa.
      III - O cabo eleitoral dirigiu-se à ela e ensinou-lhe a copiar o nome.
      IV - Permaneceram reunidos à noite, face a face, a conversar. A ocorrência de crase está corretamente indicada:
                        a) somente na I                           d) somente na IV
                        b) somente na II                          e) somente na II e na IV
                        c) somente na III
     
 25. (TRE-MT) A única frase em que o a sublinhado deveria ser grafado com o acento grave indicativo de crase é:
      a) Estou pronto a discutir o novo projeto.                         
      b) Pelé fará uma viagem a Roma.
      c) O presidente não fez alusão a qualquer ministro.        
      d) Vamos a sala vizinha, disse o ministro.
      e) Preferiu morrer a entregar-se.
  
26. (TRE-RJ) O "a" (sublinhado) que deverá levar o acento grave indicativo de crase está na seguinte alternativa:
      a) Eles entregam "pizza" a domicílio.                               
      b) O menino não quis ir a casa dos tios.
      c) A encomenda foi entregue a uma pessoa estranha.      
      d) As moças começaram a gritar logo no início do filme.
      e) O fiscal não se referia a candidatas, mas a candidatos.
     
   27. (TRE-MG) O uso da crase está incorreto em:
      a) Chegaram a argumentar cara à cara que não aceitariam sugestões.
      b) Já demos nossa contribuição à associação beneficente do bairro.
      c) À custa de sacrifício, os estudantes conseguiram ser aprovados.
      d) Transmita àqueles jovens nossa mensagem de esperança no futuro.
      e) Esta construção é igual à que meu primo construiu na periferia.
     
   28. (ETF-SP) Assinalar a alternativa em que está correto o uso da crase:
      a) Tenho um carro à álcool e outro à gasolina.
      b) Os turistas ficaram um bom tempo à contemplar a praia.
      c) Escreva sempre à tinta, nunca a lápis.
      d) Andávamos às escuras, à procura dos índios.
      e) Aquela expedição esteve à andar pelas selvas durante muito tempo.
     
   29. (AFTN) Assinale a frase na qual a palavra não deve receber o acento indicativo de crase:
a. Os apelos a internacionalização da Amazônia ganham contornos de avalanche.
b. Toda manhã a esta hora, depois de ler o jornal do dia, fico deprimida.
c.  Aquela hora morta da madrugada todos estavam recolhidos ao leito.
d. Muitas das reivindicações dos sindicatos trabalhistas, são semelhantes as da classe patronal.
e.Os petroleiros apresentaram ao Ministro uma pauta de reivindicações igual a que haviam divulgado no ano anterior.

 30. (TTN) Assinale o item que preenche corretamente as lacunas da frase:"Em virtude de investigações psicológicas ....... que me referi, nota-se crescente aceitação de que é preciso pôr termo ....... indulgência e ......... inação com que temos assistido .......escala-
-da da pornoviolência."
    a) à, a, à, a            b)) à, à, a, a       c)) a, à, à, à          d) a, à, a, à         e) a, à, a, à

Gabarito: 1-b, 2-d, 3=a, 4-b, 5-b, 6-a, 7-a, 8-a, 9-e, 10-b, 11-c, 12-e, 13-c,  14-a, 15-d, 16-b, 17-d,18-e, 19-b, 20-a, 21-a,  22-e, 23-a, 24-d, 25-d, 26-b, 27-a, 28-d, 29-b, 30-c.

12 de abr. de 2013


ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
TEXTO 1: GÊNERO TEXTUAL - DIZER EM CAMISA










1) A que tipo de Gênero textual pertence a imagem acima?

2) Qual é o contexto de circulação desse tipo de texto?

 3)  Todo texto apresenta uma intenção, da qual derivam as escolhas linguisticas que o compõem. As duas frases no dizer da camisa tem o mesmo significado?  Elas se relacionam entre sí?

4) Por qual motivo a segunda frase está escrita com letras maiúsculas?

5) O fenômeno linguístico do "voseo" (uso do pronome vos em vez de tú) costuma ser atrelado unicamente a Argentina, especialmente Buenos Aires. Quais podem ser as consequências que esse tipo de reflexão acarreta ?

6) Existe no Brasil algum tipo de ideologia como a veiculada pela camisa? Como e onde podemos encontrar esse tipo de manifestação identitária  linguística?







4ª Avaliação Bimestral de Espanhol


El chateador

        Junto com el surgimento de los médio de comunicación de Internet, vimos la aparición de um determinado grupo de usuários a los que se denominó “chateadores”. El término se aplica al individuo que ocupa una gran parte de su tempo en utilizar los programas de mensajería instantânea para charlar con otros cibernautas.
        Con el passo del tiempo esse término también pasó a definir a la persona que, produto de sua afición al chat, SMS y similares, se caracteriza por escribir exageradamente em un lenguaje corto, simplificando palabras al igual que en el “lenguaje SMS”, o que, intencionadamente, no respeta las reglas gramaticales y de ortografia
        El chateador escribe en foros, chats y outro médios, en los cuales su escritura muchas veces no es comprensible para algunos de los usuários que leen sus mensajes. En casos extremos los chateadores utilizan esa forma de escribir fuera del ámbito de Internet, em sítios tales como: colegio, trabajo, etc. y por su forma de escribir se enfrentan a muchos problemas. Debido a ello, muchos internautas han comenzado a hacer campañas en contra del lenguaje  y escritura usados por los chateadores.
Wikipedia.org (Adaptado)
1) Contesta en español a las preguntas sobre el texto:

a) ¿Qué son los chateadores?

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b) ¿En qué tipo de lugares escriben los chateadores?

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c) ¿ Cómo es el lenguaje de los chateadores?

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2) Escribe en letras los números que están en cifras:

a. Nunca he sacado ______ (0 )en una prueba.
b. Mi papá tiene __________(1 ) coche negro.
c. La Navidad es el ________________ (25 ) de diciembre.
d. El ______________ ( 4 ) de mayo es mi cumpleaños.
e. Tengo ___________ ( 11 ) años.
f. Mi hermana mayor tiene ____________ ( 17 ) años.
g. Para muchos el _____________ ( 13 ) martes es un día de mala suerte,
h. El _______________ ( 20 ) de julio vamos a volver a la escuela.

3) Completa la tabla con los días de la semana:

Domingo _______________________   Martes    __________________________

Jueves   _______________________ Sábado

4) Completa com la hora adecuada según el recuadro abajo.



Son ocho y cinco  -  Son casi las nueve y diez    –  Son las cuatro y media  -   Son las dos menos diez     
                                                    
                                                Son las diez y diez   -    Son ocho y veinte




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“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; 
antes de falar, antes de entender, já se instrui.”
Jean Jacques Rousseau


Avaliação do 2º bimestre de Espanhol
Faça à caneta azul ou preta.
Não rasure e nem utilize corretor.

Calendário


     Calendario, así se llama el sistema usado para computar el tiempo.
     El calendário que tenemos hoy es el gregoriano. Según él,  el año se divide em 12 meses. 
     En la Antigua Roma los hombres decidieron pedir protección para sus plantaciones pues, de acuerdo con el tiempo, había épocas mejores y peores para sembrar y cosechar. Así que, fueron los romanos quienes dieron nombre a los meses del año y a los días de la semana.
    El origen del nombre de los días de la semana, excepto el sábado y el domingo, está en los nombres de la Luna y de los planetas: Marte, Mercurio, Júpiter, Venus. Los romanos suponian que la luna y los planetas, cada uno a su turno, gobernaban los días y los protegían a todos. El sábado significaba que era el día de descanso y el domingo el día dedicado a Dios - “Día del Señor” - , que los primeros cristianos le dedicaron para agradecerle la semana que terminaba y pedirle por la nueva semana que empezaba a seguir.

Comprensión lectora

1) ¿Qué es un calendario? (1,0)

__________________________________________________________________________

2) ¿Cuáles son los nombres de los planetas que hacen referencia a los dias de la semana? 

_________________________________________________________________________

3) ¿Para qué surgieron los meses del año? 

(    ) para pedir protección para las plantaciones.
(    ) para proteger a los hombres.
(    ) para proteger a los dioses romanos.

4) ¿Por qué en la Antiguidad los hombres les dieron los nombres de los planetas a los días de la semana? 

(    ) para agradecer por la semana que empezaba.
(    ) para agradecer a la Luna y los planetas su protección.
(    ) para agradecer la proteccion de Dios a sua plantaciones.

 Aspectos gramaticales

5) Relaciona las profisiones con su significado en portugués: 

A. Peluquero             (       ) balconista                     
B. Dependiente         (       ) encanador
C. Cantante               (       ) cabeleireiro
D. Fontanero             (       ) cantor

6) Marca el correcto: 
Los días de la semana son respectivamente:
(      ) Domingo, Lunes, Martes, Mercur,  Jueves, Viernes y Sábado.
(      ) Domingo, Lunes, Martes, Miércoles, Jupiter, Viernes y Sábado.
(      ) Domingo, Lunes, Martes, Miércoles, Jueves, Viernes y Sábado

7) Completa com los meses del año: (0,5)



Enero   -   Febrero - ________ -     Abril      –       Mayo   - __________ -   Julio  –   Agosto –                      Septiembre –      Octubre –       Noviembre - _______________.
 
7) Sobre el Mitu Inca Amarú, ¿qué significa cada parte? Escríbela en portugués. 
                                                   
 Hocico__________________________________

 
Alas ____________________________________
________________________________________

Cola de pez ______________________________
_________________________________________

Escamas _________________________________
_________________________________________






22 de jan. de 2013

Prova de português


A prova deverá ser feita à caneta esferográfica azul ou preta.
Não poderá ser utilizado corretor.

Texto I

Célia, amiga minha:

Vou para longe de casa, mas aqui deixo plantadas três palavras que nunca deixarei dormir: família, amizade e saudade. São pequenas, mas grandes em amor.
Até um dia...
                                                                 Patrícia.
20/11/95.

 
 











1) Bilhete em estudo:

a) - Quem enviou o bilhete ?

________________________________________________________________________________________________
b) - A quem o bilhete foi enviado ?

_________________________________________________________________________________________________

2) Reescreva as frases, substituindo as expressões sublinhadas por uma expressão equivalente que apareça no texto.

a) Partirei para longe daqui amanhã bem cedinho.

________________________________________________________________________________________________

b) Em meu coração, sempre ficará viva aquela data.

_________________________________________________________________________________________________

Texto II
De: daniela.sanches@uol.com.br
Data: quinta-feira, 12 set 2008 17:30
Para: pedrogarcia@ig.com.br
Assunto: pedido
Oi, Pedroca
E aí, tudo bem?
Vc pode me emprestar o último livro do Harry Potter? A grana tá curta aqui em casa...e eu tô louca pra ler...
Juro que tomo cuidado! Me leva amanhã na aula, falou? Brigado, cara!
Beijo,
Dani.

 
 
  
3) E-mail em estudo:

a) Qual é o e-mail do remetente? ______________________________________________________________________

b) E o e-mail do destinatário? _________________________________________________________________________

c) Acompanhando os e-mails do remetente e do destinatário, há dois itens: assunto e data. Depois da data, lemos 17:30. O que significa isso?

__________________________________________________________________________________________________

d) Como a carta pessoal, o e-mail, geralmente, contém nome do destinatário, assunto, despedida e assinatura.

·       Qual é o assunto do e-mail de Daniela?

___________________________________________________________________________________________

·       Que palavra Daniela usa para se despedir de Pedro?

___________________________________________________________________________________________
e) Quando o e-mail é dirigido a familiares e amigos, algumas palavras podem ser abreviadas, como, por exemplo, VC (você).

·       No e-mail de Daniela, que outras palavras foram abreviadas?

___________________________________________________________________________________________

Gramática:

4) Mais ou Mas???  Complete o texto:

- Pai é um negócio fogo. O meu é _________ ou menos. Deixa jogar bola na rua, _________ nada de chegar perto da avenida.
- O Chico chorou, _______ quando o pai diz não, é não mesmo, e não se fala __________ nisso.
Então...

5) Complete a frase  com as palavras corretas:
                             Mau/Mal
  
“Esse cara é __________, mas não luta pelo ____________.

6) Assinalar a alternativa em que todas as palavras estão separadas corretamente:
a) mas-sa, i-gu-al, miú-da
b) cons-truir, igual, cri-ei
c) cri-ei, as-pec-to, mi-ú-da
d) me-da-lhões, pás-sa-ros, es-ta-çõ-es


7) Classificou-se, corretamente, o grupo vocálico da palavra dada em:
a) caótico - ditongo
b) série - ditongo
c) papagaio - tritongo
d) viúva - hiato

8) Marque a opção onde todas as palavras estão com a escrita correta:
a) caixa – bolacha - brucha
b) colchão – enchada - churrasco
c) cachimbo – xadrez - flecha
d) chiclete – abacaxi – charope

Prova de Português


Os cães
Machado de Assis

          - Mas, enfim, que pretendes fazer agora? perguntou-me Quincas Borba, indo pôr a xícara vazia no parapeito de uma das janelas.
          - Não sei; vou meter-me na Tijuca; fugir aos homens. Estou envergonhado, aborrecido. Tantos sonhos, meu caro Borba, tantos sonhos, e não sou nada.
          - Nada! interrompeu-me Quincas Borba com um gesto de indignação.
          Para distrair-me, convidou-me a sair; saímos para os lados do Engenho Velho. Íamos a pé, filosofando as coisas. Nunca me há de esquecer o benefício desse passeio. A palavra daquele grande homem era o cordial da sabedoria. Disse-me ele que eu não podia fugir ao combate; se me fechavam a tribuna, cumpria-me abrir um jornal. Chegou a usar uma expressão menos elevada, mostrando assim que a língua filosófica podia, uma ou outra vez, retemperar-se no calão do povo. Funda um jornal, disse-me ele, e "desmancha toda esta igrejinha".
          - Magnífica idéia! Vou fundar um jornal, vou escanchá-los, vou...
          - Lutar. Podes escanchá-los ou não; o essencial é que lutes. Vida é luta. Vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal.
          Daí a pouco demos com uma briga de cães; fato que aos olhos de um homem vulgar não teria valor. Quincas Borba fez-me parar e observar os cães. Eram dois. Notou que ao pé deles estava um osso, motivo da guerra, e não deixou de chamar a minha atenção para a circunstância de que o osso não tinha carne. Um simples osso nu. Os cães mordiam-se, rosnavam, com o furor nos olhos...Quincas Borba meteu a bengala debaixo do braço, e parecia em êxtase.
          - Que belo que isto é1 dizia ele de quando em quando.
          Quis arrancar-me dali, mas não pude; ele estava arraigado ao chão, e só continuou a andar, quando a briga cessou inteiramente, e um dos cães, mordido e vencido, foi levar a sua fome a outra parte.
notei que ficara sinceramente alegre, posto contivesse a alegria, segundo convinha a um grande filósofo. Fez-me observar a beleza do espetáculo, relembrou o objeto da luta, concluiu que os cães tinham fome; mas a privação do alimento era nada para os efeitos gerais da filosofia. Nem deixou de recordar que em algumas partes do globo o espetáculo é mais grandioso: as criaturas humanas é que disputam aos cães os ossos e outros manjares menos apetecíveis; luta que se complica muito, porque entra em ação a inteligência do homem, com todo o acúmulo de sagacidade que lhe deram os séculos, etc.

ASSIS, Machado. Memórias Póstumas de Brás Cubas. 18. ed. São Paulo, Ática, 1993.cap.CXLI,P.161-2.


1. Após o fracasso de sua pretensão de ser ministro, qual a primeira reação de Brás Cubas?
a) desistir de vez da carreira política
b) persistir com seu propósito
c) querer retirar-se da roda social que frequentava
d) vingar-se de seus adversários políticos

2. O passeio com Quincas Borba para Brás Cubas foi:
a) entediante          b) intrigante          c) maléfico          d) benéfico

3. Por que Brás Cubas deveria abrir um jornal, na opinião de Quincas?
a) Porque ninguém vive sem trabalho.
b) Porque era uma forma de continuar lutando.
c) Porque era uma forma dele esquecer a decepção na política.
d) Porque ele precisava arranjar uma fonte de renda já que não conseguiu ser ministro.

4. De acordo com o narrador do texto, que fato aos olhos de um homem vulgar não teria valor?
a) abrir um jornal.
b) assistir animais disputando alimento
c) homens lutando através da inteligência
d) ser derrotado nas suas aspirações políticas

5. Para Quincas Borba, lutar é:
a) Importante, pois nos torna digno dos nossos sonhos.
b) Importante, apesar de ser uma complicação para a inteligência humana.
c) Importante em si, mesmo que o objeto da luta não signifique nada, pois o osso nem sequer tinha carne.
d) Importante somente quando temos um objeto a ser conquistado nesta luta; no caso o osso, que pode ser alimento.

6. "...ele estava arraigado ao chão..." o termo em destaque significa:
a) próximo          b) caído          c) ajoelhado          d) preso

gabarito: 1.c 2. d 3. b 4.b 5. c 6.d

TESTE DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA O 7º ANO

  Texto I     1)  A relação do car n eirinho com os sintomas da gripe na propaganda se estabelece porque : a) Naldecon estimula a imaginação...