9 de mai. de 2011

Prova - Português 9º ano

 AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA
Atenção: a prova deverá ser respondida à caneta azul ou preta.
Não é permitido o uso de corretor.


VISITA

          Sobre a minha mesa, na redação do jornal, encontrei-o, numa tarde quente de verão. É um inseto que parece um aeroplano de quatro asas translúcidas e gosta de sobrevoar os açudes, os córregos e as poças de água. É um bicho do mato e não da cidade. Mas que fazia ali, sobre a minha mesa, em pleno coração da metrópole?
            Parecia morto, mas notei que movia nervosamente as estranhas e minúsculas mandíbulas. Estava morrendo de sede, talvez pudesse salvá-lo. Peguei-o pelas asas e levei-o até o banheiro. Depois de acomodá-lo a um canto da pia, molhei a mão e deixei que a água pingasse sobre a sua cabeça e suas asas. Permaneceu imóvel. É, não tem mais jeito — pensei comigo. Mas eis que ele se estremece todo e move a boca molhada. A água tinha escorrido toda, era preciso arranjar um meio de mantê-la ao seu alcance sem, contudo afogá-lo. A outra pia talvez desse mais jeito. Transferi-o para lá, acomodei-o e voltei para a redação.
          Mas a memória tomara outro rumo. Lá na minha terra, nosso grupo de meninos chamava esse bicho de macaquinho voador e era diversão nossa caçá-los, amarrá-los com uma linha e deixá-los voar acima de nossa cabeça. Lembrava também do açude, na fazenda, onde eles apareciam em formação de esquadrilha e pousavam na água escura. Mas que diabo fazia na avenida Rio Branco esse macaquinho voador? Teria ele voado do Coroatá até aqui, só para me encontrar? Seria ele uma estranha mensagem da natureza a este desertor?
        Voltei ao banheiro e em tempo de evitar que o servente o matasse. “Não faça isso com o coitado!” “Coitado nada, esse bicho deve causar doença.” Tomei-o da mão do homem e o pus de novo na pia. O homem ficou espantado e saiu, sem saber que laços de afeição e história me ligavam àquele estranho ser. Ajeitei-o, dei-lhe água e voltei ao trabalho. Mas o tempo urgia, textos, notícias, telefonemas, fui para casa sem me lembrar mais dele.

GULLAR, Ferreira. O menino e o arco-íris e outras crônicas. Para gostar de ler, 31.
São Paulo: Ática, 2001. p. 88-89

Responda as questões de 1 a 6 de acordo com o texto.

1) Ao encontrar um inseto quase morto em sua mesa, o homem

(a) colocou-o dentro de um pote de água.
(b) escondeu-o para que ninguém o matasse.
(c) pingou água sobre sua cabeça.
(d) procurou por outros insetos no escritório.
(e) não lhe deu muita importância.

2) O homem interessou-se pelo inseto porque

(a) decidiu descansar do trabalho cansativo que realizava no jornal.
(b) estranhou a presença de um inseto do mato em plena cidade.
(c) percebeu que ele estava fraco e doente por falta de água.
(d) resolveu salvar o animal para analisar o funcionamento do seu corpo.
e) era um inseto perigoso e contagioso.

3) A mudança na rotina do homem deu-se:

(a) à chegada do inseto na redação do jornal.
(b) ao intenso calor daquela tarde de verão.
(c) à monotonia do trabalho no escritório.
(d) à transferência de local onde estava o inseto.
(e) devido ao cansaço do dia.

4) Em “Não faça isso com o coitado!”, a palavra sublinhada sugere sentimento de:

(a) maldade
(b) crueldade
(c) desprezo
(d) esperança
(e) afeição

5) A presença do inseto na redação do jornal provocou no homem:

(a) curiosidade científica.
(b) sensação de medo.
(c) medo de pegar uma doença.
(d) lembranças da infância.
(e) preocupação com o próximo.

6) Com base na leitura do texto pode-se concluir que a questão central é:

(a) a presença inesperada de um inseto do mato na cidade.
(b) a saudade dos amigos de infância
(c) a vida pacifica da grande cidade.
(d) a preocupação com a proteção aos animais.
(e) o cuidado que se deve ter com todos os insetos.


7)Assinale a alternativa que classifica corretamente os predicados abaixo:

O público permaneceu absolutamente quieto.
O goleiro saiu de campo irritado.
As pessoas correm o dia inteiro.

(a) nominal – verbo nominal – verbal
(b) nominal – verbal – verbal
(c) verbo nominal – nominal – verbal
(d) verbal – verbo nominal – verbal
(e) verbal – nominal – verbo nominal

8) Em “As nossas encomendas chegaram”, temos um verbo:

(a) de ligação
(b) transitivo direto e indireto
(c) transitivo direto
(d) intransitivo
(e) transitivo indireto

9) Assinale a opção que tem a sequência correta para completar a oração abaixo:

- ______________ será que ele fala tanto?
- Não sei. Deve ser ___________ em casa ninguém lhe dá
atenção.

(a) Porquê/por que
(b) Porquê/por quê
(c) Por que/ porque
(d) Por que/ por que
(e) Por quê/ porquê

10) Dadas as sentenças:

1. Ela comprou um livro para mim ler.
2. Nada há entre mim e ti.
3. Alvimar, gostaria de falar consigo.

Verificamos que está (estão) correta(s):

(a) apenas a sentença n.º 1
(b) apenas a sentença n.º 2
(c) apenas a sentença n.º 3
(d) apenas as sentenças n.º 1 e 2
(e) todas as sentenças

"O Senhor é por mim, não recearei; que me pode fazer o homem?” Salmo 117.6


Gabarito

1 - C        2 - B         3 - A        4 - E         5 - D      6 - A       7 - A        8 - D      

9 - C        10 - B







































17 de abr. de 2011

EXERCICIOS DE ACENTUAÇÃO - NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

1 – Considerando o quadro abaixo, que contém adjetivos pátrios compostos,
marque a alternativa correta:

1  austro-húngaro 2  greco-romano 3  fino-brasileiro 4  nipo-americano 5  ítalo-germânico
a) estão corretamente grafados todos os termos compostos;
b) está incorretamente grafado o termo composto da opção 4;
c) está incorretamente grafado o termo composto da opção 2;
d) está incorretamente grafado o termo composto da opção 1;
e) está incorretamente grafado o termo composto da opção 3.

2 – Levando em conta o quadro a seguir, que contém não apenas adjetivos pátrios
compostos, mas também substantivos, marque a alternativa correta:

1  euro-centrismo   2  euro-siberiano   3  euro-divisa   4  euro-mercado   5 euro-asiático

a) estão corretamente grafados todos os termos compostos;
b) está corretamente grafado o termo composto da opção 5;
c) estão corretamente grafados os termos compostos das opções 2 e 5;
d) estão corretamente grafados os termos compostos das opções 1, 3 e 4;
e) estão corretamente grafados os termos compostos das opções 3 e 4.

3 – As seguintes paroxítonas estão corretamente grafadas, exceto:

a) contêiner;
b) destróier;
c) Méier;
d) blêizer;
e) geóide.


4 – Marque a opção em que uma das formas verbais está incorreta:

a) águo – aguo;
b) águas – aguas;
c) água – agua;
d) águais – aguais;
e) águam – aguam.

5 – Assinale a opção em que há erro de ortografia:

a) mão de obra (designando trabalho);
b) mão de vaca (designando pessoa avarenta);
c) mão de vaca (designando planta);
d) mão de criança;
e) mão de moça.

6 – O hífen foi corretamente empregado em:

a) presidente-mirim;
b) parati-mirim;
c) diretor-mirim;
d) secretário-mirim;
e) tesoureiro-mirim.

7 – Marque a opção incorreta:

a) bem-educado;
b) mal-educado;
c) bem-comportado;
d) mal-comportado;
e) bem-vindo.


8 – Identifique a opção em que os termos não se alternam:

a) amígdala – amídala;
b) receção – recessão;
c) corrupto – corruto;
d) concepção – conceção;
e) caracteres – carateres.

9 – Em compacto mantém-se a consoante pronunciada; é o mesmo caso de:

a) acto;
b) afectivo;
c) direcção;
d) exacto;
e) adepto.

10 – Os prefixos que são seguidos de hífen quando o segundo termo da palavra
composta inicia-se com h, m, n ou vogal são:

a) hiper-, inter- e super-;
b) circum- e pan-;
c) sub- e sob-;
d) ab- e ob-;
e) recém- e aquém-.


11 – Marque a opção incorreta:

a) pan-telegrafia;
b) pan-helenismo;
c) pan-islâmico;
d) pan-mágico;
e) pan-negro.


12 – Identifique a alternativa em que o hífen foi indevidamente usado:

a) circum-meridiano;
b) circum-hospitalar;
c) circum-escolar;
d) circum-navegação;
e) circum-polaridade.

13 – Assinale a opção incorreta:

a) inter-humano;
b) inter-hemisférico;
c) inter-relacionar;
d) interrelacionar;
e) intersocial.

14 – Marque a opção em que o hífen foi indevidamente usado:

a) hiper-hepático;
b) hiper-emotivo;
c) hiper-realismo;
d) hipertireoidismo;
e) hipersensibilidade.

15 – Marque a opção incorreta:

a) inter-humano;
b) inter-hemisférico;
c) inter-relacionar;
d) interrelacionar;
e) intersocial.


16 – Identifique a alternativa em que o hífen foi indevidamente usado:

a) abrupto;
b) ab-rupto;
c) obrogatório;
d) ob-rogatório;
e) ab-reação.

17 – Marque a opção incorreta:

a) sobescavar;
b) sob-saia;
c) sobpesar;
d) sobpor;
e) sob-roda.

18 – Marque a opção em que o hífen foi indevidamente usado:

a) sob-escavar;
b) sobsaia;
c) sobpesar;
d) sobpor;
e) sob-roda.

19 – Marque a opção incorreta:

a) sub-bosque;
b) sub-humano;
c) sub-reitor;
d) subdiretor;
e) sub-epidérmico.


20 – Identifique a alternativa em que há erro de ortografia:

a) mandachuva;
b) salário-família;
c) vagalumear;
d) vaga-lume;
e) bóia-fria.

21 – O verbo enxaguar está incorretamente grafado em:

a) enxáguo;
b) enxaguo;
c) enxagúas;
d) enxáguas;
e) enxaguam.

22 –   Pré-pago   é grafado com hífen assim como:

a) pré-bossa nova – pré-produção – pré-Oscar;
b) pré-opinar – pré-definir – pré-sentimento;
c) pré-rogativa – pré-maturo – pré-julgado;
d) pré-excelso – pré-excelência – pré-estabelecimento;
e) pré-eminente – pré-ordenar – pré-existencialismo.

23 –   Prejacente   é grafado sem hífen assim como:

a) pregravado – precarnavalesco – prefrontal;
b) precontrato – prevenda – prediabetes;
c) prejulgamento – predecessor – prefaciador;
d) precirúrgico – previsualização – prevoto;
e) presselecionado – preprogramado – pregravação.


24 – Assinale a opção em que um dos termos compostos foi indevidamente
grafado:

a) os cursos não-presenciais – os resíduos pós-consumo;
b) os brindes pós-compras – o mundo pós-11 de setembro;
c) o período pós-soviético – o período pós-crise internacional;
d) a política pós-racial – o período pós-batidas africanas;
e) o período pós-funk – o período pós-Bush.

Respostas
1 – letra A.
2 – letra C.
3 – letra E.
4 – letra D.
5 – letra C.
6 – letra B.
7 – letra D.
8 – letra B.
9 – letra E.
10 – letra B.
11 – letra A.
12 – letra E.
13 – letra D.
14 – letra B.
15 – letra D.
16 – letra C.
17 – letra B.
18 – letra A.
19 – letra E.
20 – letra E.
21 – letra C.
22 – letra A.
23 – letra C.
24 – letra A.

Fonte: http://www.almg.gov.br/

22 DE ABRIL - DESCOBRIMENTO DO BRASIL





14 de abr. de 2011

Quem foi Tiradentes?

      O nome do líder da Inconfidência Mineira era Joaquim José da Silva Xavier. Nasceu na Vila de São Jose Del Rei (atual cidade de Tiradentes, Minas Gerais) em 1746, porém foi criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto).
Biografia 

    Exerceu diversos trabalhos entre eles minerador e tropeiro. Tiradentes também foi alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais.
Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados, começa a fazer parte do movimento dos inconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil. Tiradentes era um excelente comunicador e orador. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo.
  Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado a forca. Foi executado em 21 de abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados.
Conclusão 


   Tiradentes pode ser considerado um heroi nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.

Fonte: suaperquisa.com

21 de abril - Tiradentes


12 de abr. de 2011

Secretaria de Estado de Educação inicia, nesta quarta-feira, 13/04/2011, as inscrições para contrato temporário de professores Doc II com atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De acordo com a Resolução nº 4.687, publicada no D.O. do dia 12 de abril, serão selecionados 200 candidatos para cadastro reserva. O objetivo é suprir eventuais necessidades de docentes no estado.

Os candidatos deverão se cadastrar no site da Seeduc www.educacao.rj.gov.br até o dia 18 de abril de 2011. Para fins de pontuação, serão considerados os títulos, experiência em regência de turma na rede estadual de ensino e também a regência em instituições federais e municipais. Os candidatos selecionados receberão um comunicado por correspondência para a formalização do Contrato Temporário.

TESTE DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA O 7º ANO

  Texto I     1)  A relação do car n eirinho com os sintomas da gripe na propaganda se estabelece porque : a) Naldecon estimula a imaginação...