30 de jun. de 2011

A EMPRESA QUE APRENDE

Adaptação do texto da Diretora do Colégio Esil Educacional e Especialista em Gestão de
Negócios , Débora Dias Gomes, publicado na
Revista HIFEN(março/abril de 2000),
A ESCOLA QUE APRENDE”


“...Durante muitos anos, graças a uma míope estratégia, as pessoas foram treinadas para “aprender a não aprender”. Sabemos da dupla responsabilidade do setor educacional neste movimento. O de agir de forma preventiva na formação do cidadão com suas competências e habilidades e o de resgatar potenciais adormecidos em seus profissionais. Aprender como se aprende, aprender a pensar, dominar linguagens, argumentar, solucionar problemas, tomar decisões e elaborar propostas deveriam ser competências – referência para compor os principais critérios na avaliação do desempenho empresarial. Mas na maioria dos casos, a obrigação do aprendente é decorar teorias do passado, fatos e dados, como se fossem livros de auto-ajuda para os problemas do futuro. Ninguém aprendeu a gerenciar as informações , só a recebê-las passivamente.

Stephen Kanitz, adminstrador, escreveu na revista Veja, na coluna Ponto de Vista, Harward sobre sua experiência na School. Ao chegar lá, recebeu a misssão de estudar alguns “casos”, e como se fosse um consultor, ele deveria pensar soluções para os problemas empresariais evidentes nos casos.
(...) Num mundo cada vez mais mutável, em que s interrelações entre as variáveis contigenciais nunca são as mesmas, ensinar fatos e teorias somente será de pouca utilidade para qualquer profissional no futuro. E esta constatação é o primeiro problema que enfrentamos para implementar “uma organização de aprendizagem”. As pessoas, inclusive a alta direção, não estão preparadas para mudança.
(...) A verdade é que de uma hora para outra, em face das rápidas mudanças que vêm ocorrendo na sociedade, as pessoas precisam aprender a aprender para resolver problemas pessoais e empresariais/institucionais. O risco é que durante a transição da não-aprendizagem para a aprendizagem tudo pode acontecer – até mesmo o desaparecimento da empresa.  

Nenhum comentário:

Mobilidade Interna SEEDUC - Unidades Escolares Vocacionadas ao Esporte

https://www.seeduc.rj.gov.br/servidor/mobilidade-interna#h.n0evyrt6dvnm