1 de jul. de 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA CIDADANIA : ESTRATÉGIAS E POSSIBILIDADES.

 Qual a finalidade da escola? Que função social tem o professor? Que estratégias viabilizariam a reconfiguração dos saberes/fazeres docentes frente às demandas sociopolíticas da contemporaneidade no que diz respeito à formação para a cidadania?
Com base nessa informações, podemos destacar que o processo de formação dos professores deve ser contínuo. Nessa direção, Nóvoa (2000) enfatiza que “a formação não ocorre por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas por um trabalho de reflexividade crítica e de (re) construção permanente de uma identidade pessoal.” (p 48).
Nessa direção, urge conceber a escola como espaço privilegiado para a sistematização de tais direcionamentos, implicando promover dinâmicas coletivas de investigação acerca do trabalho educativo proposto e efetivado pela instituição escolar, fundamentadas na reflexão e interação constantes.
Tomando como base os princípios que se materializam no conceito anteriormente citado, importa à educação escolar tecer práticas informadas por princípios de conduta assentados em valores sociais éticos e humanos de emancipação, tendo por objetivo a formação cidadãos ativos e conscientes. Contudo, tal postura transformadora, como quer Paulo Freire (2006), não se faz para os educandos, mas com eles — caso contrário continuariam estes às franjas de uma prática realmente cidadã. Sendo assim, toda conscientização faz-se, sobretudo, na prática social, com seus sujeitos inclinados a serem mais, completa Freire.
Neste contexto surge o grupo de estudos Diálogos Docentes, composto por 12 professores do Ensino Fundamental e Médio, atuantes na rede pública de ensino do Rio de Janeiro. Tais professores participam de encontros sistematizados quinzenalmente, tendo por objetivos refletir sobre as ações pedagógicas tecidas em seus contextos escolares à luz de variados referenciais teóricos, buscando, com isso, encontrar possibilidades para fomentar uma educação para a cidadania.
No início do projeto, o grupo buscou referenciais teóricos que abordam a temática cidadania, visto que, era necessário conceituá-la teoricamente, identificando, assim, a perspectiva conceitual que irá balizar as futuras dinâmicas organizadas no/pelo Diálogos Docentes.
Ao contrário, na concepção dos professores que participam do grupo de estudos Diálogos Docentes, a educação para a cidadania implica uma resistência face à pressão normativa e normalizadora, do que aparenta ser a neutralidade dos saberes disciplinares quando encarados individualmente (FREITAS, 2005).
Mais uma vez, cabe ressaltar a importância da categoria docente face à construção de tal cenário educativo, sendo pois, urgente identificar estratégias e iniciativas que favoreçam a efetiva implicação de tais sujeitos em seu próprio processo formativo.
Por fim, a educação voltada para cidadania só poderá de fato funcionar se o professor estiver compromissado com o aprendizado do educando e de seu próprio, caso contrário, não teremos espaço para uma perspectiva dinâmica de aprendizagem que priorize o desenvolvimento e a transformação.

Fichamento do texto da prof.ª Flávia Cavalcanti, UCAM

Nenhum comentário:

Mobilidade Interna SEEDUC - Unidades Escolares Vocacionadas ao Esporte

https://www.seeduc.rj.gov.br/servidor/mobilidade-interna#h.n0evyrt6dvnm