17 de set. de 2011

Retrospectiva Histórica do Supervisor Educacional - Supervisão Escolar

Período colonial até 1841
Prof:Rosâne Modesto

-Educação em moldes europeus (ações missionárias);
-Função do supervisor: inspecionar, avaliar e controlar no âmbito educacional-somente em 1809, com a nomenclatura de “inspetor geral”;
-A profissão de supervisor surgiu no período da Revolução Industrial, dentro das fábricas;
-O supervisor exercia função de controle e vigilância dos profissionais;
-A supervisão inicia ação em instituições educacionais após à Revolução Industrial;
-Em 1841 a supervisão volta o foco para as práticas do professor, sem preocupação com a formação do profissional;
-Educação voltada para uma elite privilegiada da sociedade;
-Critérios de aferição do rendimento escolar, visando eficiência.

Do ano de 1841 a 1930

1841 a 1871 (30 anos)
-Foco do supervisor = inspecionar a prática do professor, com abordagem disciplinar;
-Supervisor e professor não precisavam de formação profissional;
-Não havia preocupação com as relações dentro da escola;
-Objetivo principal = melhorar o desempenho da escola.
A partir de 1880
-Ações do supervisor = controle, vigilância, estabelecimento de padrões comportamentais, determinar e apresentar diretrizes de trabalho;
-Objetivo = manter o padrão de excelência;
-Cabe ao supervisor julgar e premiar os bons profissionais, que ajudam a manter o poder do conhecimento.
Início do sécXX(1900)
-Supervisor já seleciona profissionais especialistas para a equipe docente;
-Início da preocupação com o aprendizado do aluno.
1925 a 1930
-Mudança do foco educacional;
-A importância crescente das ciências comportamentais gera uma preocupação com a formação integral do aluno;
-descentralização do ensino, com a cooperação do grupo, através de uma liderança democrática;
-Função do supervisor: mediar a relação entre os diversos partícipes do processo educacional.

Período de 1930 a 1950

-Era Vargas = insatisfação popular;
-A sociedade brasileira numa nova fase exigia mão de obra qualificada e para tal, era preciso investir na educação;
-1930- Ministério da Educação e Saúde Pública
Novos profissionais = inspetores-serviços de inspeção;
-Com a reforma Francisco Campos, a inspeção deixa de ser predominantemente fiscalizadora para assumir o caráter educacional;
-1931-Anísio Teixeira assumiu o cargo de diretor da Instrução Pública da Prefeitura da Cidade do Rio de janeiro.
-Defender um projeto pedagógico mais amplo nas possibilidades de democratização da sociedade brasileira;
-1932-Anísio Teixeira- Manifesto dos Pioneiros da Educação nova (preocupação com o papel político-social da escola. Deixou reflexões e preocupava-se com a qualidade da educação brasileira-reforma de ensino secundário;
-1942- Supervisão Educacional + Caráter  de orientação pedagógica à sua prática, além do administrativo e da inspeção;
-Lei Orgânica do Ensino Secundário no.4244.

Nos anos 50


-Objetivo = estabelecer uma política desenvolvimentista e promover uma transformação social;
-Paulo Freire- representa a esperança por meio de seu método de alfabetização apresentado como uma solução eficaz, proporcionando mudanças sociais significativas em razão do contexto nacional e internacional, em que o analfabetismo e o desenvolvimento se destacam, principalmente na educação brasileira;
-Entre os anos de 1953 e 1963, foi criada a campanha de aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES) pelo decreto no. 34.638, objetiva a qualidade do ensino por meio do treinamento de recursos humanos e foi desenvolvido o Programa Americano-Brasileiro de Assistência ao Ensino Elementar (PABAEE);
-Primeira turma de supervisores escolares para atuar no ensino elementar;
-Um grupo de supervisores foi formado pelo Programa Americano-Brasileiro de Assistência ao Ensino Elementar (PABAEE), com o objetivo de modernizar o ensino e preparar professores leigos que priorizam o estudo dos métodos e das técnicas de ensino, no qual se tornou como uma grande inovação pedagógica no Brasil.

A década de 60

-O golpe militar trouxe grande retrocesso à Educação Brasileira, porém algumas conquistas;
-Período em que a supervisão retoma o seu papel de controle da qualidade do ensino pelo controle curricular como base da qualidade do ensino;
-Em 1961 suge a primeira LDB e nela constam dois artigos fazenda referência à Supervisão Escolar;
-Em 1968, a Lei no.5.540/68 exige a formação em nível de graduação do supervisor e faz com que ele exerça a função de controlar a qualidade do ensino e promover sua real melhoria.

Década de 70

-Criação do estado do Rio de Janeiro;
-Criação de uma Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio de Janeiro;
-Promulgação da Lei 5.692/71-Diretrizes e Bases do ensino de 1º.e 2º. Graus, promovendo nova mudança na ação da Supervisão que ganha força institucional e dois campos de atuação: a de inspeção administrativa e a da assistência técnico-pedagógica, ampliando sua ação de especialista;
- Em agosto de 76 o MEC promoveu o I Seminário de Supervisão Pedagógica com o objetivo de traçar um parâmetro nacional sobre assuntos pedagógicos;
-!978- I Encontro Nacional de Supervisores de Educação para busca da identidade da profissão de Supervisão Educacional, considerando o momento de grandes e significativas mudanças no quadro educacional por meio da legislação vigente (no R3-Porto alegre);
-Durante este tempo o sistema de Supervisão Educacional foi estruturado no Estado em três níveis de atuação: central, regional e local, tornando-se uma função independente que garantiria a eficiência da tarefa educativa como um todo, por meio do controle da produtividade do trabalho docente.

Agosto -1979

-Decretação do Ato Institucional no.5, chamado AI-5;
-Em 1979, foi assinada a Lei de Anistia Política;
-Em 1979 no II ENSE quando se efetiva o início do processo de abertura política no país, trazendo a revogação do Ato Institucional AI-5, a decretação da anistia aos exilados e presos políticos, a suspensão da censura à imprensa, a concessão do direito de reorganização partidária e o ressurgimento do movimento operário brasileiro;
-Fortalecimento da Supervisão Educacional com uma retomada da prática para a construção de novas diretrizes.

Nos anos 80

-Marcado pela influência do funcionalismo a prática burocrática predominante e a crítica da ação da supervisão chegaram ao nível máximo, a ponto de serem eliminadas das escolas. Em algumas escolas, o papel do supervisor foi absorvido por outros profissionais ou simplesmente extinto;
-O supervisor,no entanto, conseguiu reverter essa situação e manteve-se engajado nas instituições educacionais em diferentes setores;
-Durante a 4ª. Etapa do VII ENSE (Encontro Nacional de Supervisores Escolares) foi elaborado um documento contendo os interesses, as necessidades e os anseios da categoria.deste documento destacamos três pontos importantes:
.valorizar essencialmente a liberdade e a justiça social e seu compromisso com a educação
.revisão das formas de trabalho e novas abordagens da ação supervisora
.afirmar sua importância para promoção de uma educação crítica.

Década de 90

-A escola e a sociedade passa  a ver o supervisor como agente transformador e formador de opinião e segundo LIMA, 2001, sem a conotação de “tecnicismo”;
-De acordo com o artigo 64 da Lei 9394, promulgada em 20 de dezembro de 1996, foi estabelecido que o profissional de supervisão  deve ter sua formação feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação.

Conclusão e Resolução


-Coube assim a Supervisão Educacional promover o diálogo e o debate, focando mais equilíbrio entre teoria e prática, com uma maior liberdade coletiva e organizada para promover o bem comum.
-Criação de duas habilitações (educação Infantil e anos iniciais) com uma exigência curricular de horas mínimas de estágio e atividades acadêmicas, visando desenvolver profissionais melhor preparados  para atuar nas práticas educacionais.

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