8 de mar. de 2014

Gênero Literário : Carta


A carta é uma modalidade redacional livre, pois nela podem aparecer a narração, a descrição, a reflexão ou o parecer dissertativo. O que determina a abordagem, a linguagem e os aspectos formais de uma carta é o fim a que ela se destina: um amigo, um negócio, um interesse pessoal, um ente amado, um familiar, um seção de jornal ou revista.
A estética da carta varia consoante a finalidade. Se o destinatário é um órgão do governo, a carta deve observar procedimentos formais como a disposição da data,do vocativo (nome, cargo ou título do destinatário), do remetente e a assinatura.
No caso das correspondências comercial e oficial textos jurídicos, muitas vezes feita de jargões e expressões de uso comum ao contexto que lhes é próprio.
Quando um exame vestibular surge uma carta como proposta, o aspecto formal, bem como a
abertura e o fechamento do texto segundo o jargão, são irrelevantes, pois o que prevalece é o
conteúdo e a linguagem.

Estrutura da carta:



* O local e a data – Geralmente compõem as partes iniciais, se encontrando posicionados à esquerda da folha; 

* O vocativo – Como se trata de uma comunicação relacionada a um assunto livre, poderá haver o emprego de alguns termos coloquiais, até mesmo gírias ou que denotem uma intimidade maior entre os interlocutores, tais como: Querida amiga; brother, caríssimo companheiro, etc. O vocativo pode ser seguido de dois pontos, vírgula ou não conter nenhum sinal de pontuação;

* O texto – Trata-se do discurso propriamente dito, sendo desenvolvido de acordo com a finalidade a qual o remetente se propõe;

* A despedida e a assinatura – Como dito anteriormente, dependendo do grau de intimidade estabelecido pela convivência, a despedida tende a variar, podendo ser formal ou mais cortês, com vista a retratar uma certa afetividade. Quanto à assinatura, constará apenas o nome do remetente, sem atribuição ao sobrenome, algo bem simples, sem resquícios de formalidades. 
Outro aspecto elementar da referida modalidade está no fato de que ela é enviada pelo correio. Para tanto, precisa-se de todos os dados necessários a fazer com que a comunicação seja realmente efetivada, ou seja, na frente do envelope deverá conter os dados do destinatário– nome, endereço completo e CEP. No verso, deverão constar os dados referentes ao remetente, seguidos também de todos os elementos citados.


OBS: Esses itens estão na ordem em que devem aparecer.

1- Modelo de Carta formal

Quando se escreve uma carta a uma pessoa ou entidade, esta deve responder a determinadas normas e deve ser apresentada como a seguir se exemplifica:


Nome ________________
Endereço do remetente___
                                                                                                   
   
       Nome___________________
                                                                                                     Endereço do destinatário_____


Local___, Data___

Exmo.(s). Senhor(es)/ Exma. (s). Senhora(s), Presidente ( Director, Coordenador, Gerente… entre outros).


Venho/Vimos por este meio, solicitar a V. Ex.ª (s) autorização para realizar um inquérito ao 11º ano, nos dias_____ no âmbito da disciplina de _____________.


Sem outro assunto e agradecendo antecipadamente a vossa atenção.



Subscrevo-me/ Subscrevemo-nos
Com os melhores cumprimentos
Atenciosamente/ Atentamente/ Respeitosamente



Assinatura______


2- Modelo de Carta do leitor
José Maria Alves
Advogado e jornalista
Liberdade I – Mossoró RN
9 jan.2008 | Ao Jornal O Progresso
A/C: Diretoria
Estimada Selina do Amaral Torres, Diretora Presidente de “O progresso”
Com muita amizade, saúdo-a respeitosamente agradecendo por tudo o que “O Progresso” vem fazendo pelo bem da coletividade, inclusive da Igreja Católica. Maravilhosa a mensagem de Natal expressa pelo “Editorial” de hoje! Com os votos mais cordiais de Boas Festas, peço a Deus que lhe dê saúde e forças para continuar por longos anos a árdua e importante tarefa que assumiu com os meios de comunicação social.
Dom Joseph, cs.
3- Modelo de carta informal
Brasília, 05 de Abril de 2001.
Querida Mãe
Escrevo essa carta para lhe informa que minha estádia aqui em Belo Horizonte está sendo ótima, estou ampliando meus horizontes, conhecendo novos lugares e tendo experiências inéditas.
Contudo, uma proposta de emprego interessante surgiu para mim em Goiânia, e pelo que tudo indica o destino me levará até lá. Estou com muitas saudades da senhora e todos meus entes, e não tarda a hora que irei visitá-la.
Beijos do seu filho que te ama
José Carlos Filho




Nenhum comentário:

Mobilidade Interna SEEDUC - Unidades Escolares Vocacionadas ao Esporte

https://www.seeduc.rj.gov.br/servidor/mobilidade-interna#h.n0evyrt6dvnm